O projeto concretiza-se através de um conjunto de desafios, para motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos.
É proposto às escolas um conjunto de desafios que visa, por um lado, motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e, por outro, incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-ementas) que possam vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar mas também em casa.
Recomenda-se que antes de concretizarem os diversos desafios as crianças e jovens sejam incentivadas à investigação sobre o tema.
Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nos seguintes escalões:
- ESCALÃO 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
- ESCALÃO 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
- ESCALÃO 3: ensino secundário, profissional e universitário
O projeto deverá ser trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
Com mais de 225 anos de história e experiência do negócio alimentar, o Grupo Jerónimo Martins opera em Portugal, Polónia e Colômbia partilhando sempre a mesma visão: democratizar o acesso a alimentação de qualidade.