Projeto de educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e nexus água-energia.
A eficiência hídrica é e será, cada vez mais, um fator fundamental para a competitividade e qualidade de vida do país, que enfrentou, em 2017, uma situação de seca extrema.
Apesar da sua importância, continua a verificar-se um elevado desperdício na utilização da água, associado à ineficiência de usos, incluindo no setor urbano, onde só nos edifícios é estimado um potencial de poupança hídrica de 30%.
O AX Aqua eXperience pretende contribuir ativamente para inverter esta situação, através de uma abordagem de comunicação e intervenção inovadoras, com elevado nível de impacto. Para tal, o projeto aposta numa atuação e comunicação multigeracional, suportada no desenvolvimento de ferramentas digitais e no marketing digital, adequando as ações e os conteúdos aos diferentes tipos de utilizadores de água, idades e vontades, assentando em três mensagens principais: importância e valor da água, inovação e oportunidades de eficiência, potencial de poupanças nos custos com água e energia (nexus).
A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.
A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa. Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) regula os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, em Portugal Continental. Os serviços de águas e resíduos devem pautar-se por princípios de universalidade no acesso, de continuidade e qualidade de serviço, de eficiência e equidade dos preços. O facto de serem prestados em regime de monopólio leva à necessidade da existência de regulação.
A ERSAR defende os direitos dos utilizadores dos serviços e assegura a sustentabilidade económica das entidades gestoras, executando duas missões distintas e complementares:
- Regulador dos setores de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos;
- Autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano.
A principal atividade do Grupo AdP - Águas de Portugal é a gestão integrada do ciclo urbano da água, compreendendo todas as suas fases, desde a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público, à recolha, transporte, tratamento e rejeição de águas residuais urbanas e industriais, incluindo a sua reciclagem e reutilização.
O LNEC implementa e coordena pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, promove o interesse público prestando serviços a entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, contribuindo para a inovação, a disseminação de conhecimento e a transferência de tecnologia; apoia o Governo e presta consultoria técnica a diversos setores da Administração Pública. O Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC aborda todo o ciclo da água, incluindo problemas ambientais, socioeconómicos e de gestão de riscos.
A LIS-Water, Lisbon International Centre for Water, é um centro internacional sem fins lucrativos que visa uma melhor governança da água.
Dedica-se às políticas públicas, regulação e gestão dos serviços de águas (abastecimento de água e gestão de águas residuais e pluviais), no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Centra-se no desenvolvimento de conhecimento e inovação, nomeadamente através de iniciativas de reflexão, e na sua transferência para decisores políticos, profissionais da água, indústria e startups e sociedade em geral.
É constituída pelos principais stakeholders do setor da água em Portugal. Promove ainda um ecossistema onde Governos, entidades e profissionais do setor, agências de apoio, organizações de conhecimento e educação, indústria e startups, e sociedade unem esforços pela melhoria da governança da água.
Contou na sua constituição com o apoio de mais de 125 entidades nacionais, estrangeiras e internacionais de diversos tipos.
A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) constitui uma rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a construção e consolidação de alianças e parcerias entre as instituições nacionais e todas as nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.
A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas é uma entidade que representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais e de todos os demais intervenientes neste domínio. Simultaneamente, esta Associação estimulará o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, drenagem e destino final das águas residuais, constituindo um forum para profissionais de diversas formações com intervenção no domínio das águas.
A ANQIP é uma Associação técnico-científica da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivos gerais a promoção e a garantia da qualidade e da eficiência nas instalações prediais, com particular ênfase no ciclo predial da água e nas questões de sustentabilidade