O desafio será o de atrair a diversidade de espécies de aves para um espaço que frequentam regularmente (recinto escolar, um jardim, etc), através da elaboração de comedouros e/ou bebedouros, realizar a observação das mesmas e dar a conhecer à comunidade escolar e local estas espécies.
Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que nos rodeia no dia-a-dia, dando particular enfoque à diversidade de aves.
Objetivos
- Contribuir para a ligação à natureza pela comunidade educativa e promover a sua cidadania ativa e pensamento crítico;
- Conhecer e dar a conhecer a diversidade de aves que "visitam" os espaços exteriores regularmente frequentados;
- Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.
A “Passarinhos de Portugal” é uma empresa nacional, com mais de 15 anos de experiência, que se dedica a manter viva a centenária tradição dos apitos de água. São responsáveis por criar, personalizar e comercializar este instrumento musical típico da cultura portuguesa, ao mesmo tempo que dinamizam e promovem esta arte com diferentes faixas etárias, realizando, entre outros, ateliers de pintura e canto em escolas.