O desafio consiste na monitorização e recolha dos resíduos na praia; na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto.
Trata-se de um projeto que visa alertar para as questões do lixo marinho.
Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. A monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, deve suscitar o debate sobre as suas origens, bem como as alternativas possíveis.
Ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra - o Oceano, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.
Objetivos
- Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências;
- Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa;
- Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema.
Destinatários
O projeto pode ser realizado por estudantes de todos os graus de ensino.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
O Pingo Doce é uma cadeia de supermercados e hipermercados portuguesa, que pertencente ao grupo Jerónimo Martins.