Para alertar para a questão das microesferas, a ABAE propôs no ano 2018/19 às Eco-Escolas o desafio de ajudar a contribuir para a Campanha de Alerta sobre as Microesferas, através do envolvimento e participação ativa dos jovens, num processo de construção da aprendizagem de forma ativa.
A metodologia proposta, que procura inspirar estratégias de aprendizagem baseada em problemas visa constituir-se num recurso para a implementação do projeto com um grupo-turma. ou em grupos mais pequenos (clubes, brigadas, etc.).
Objetivos
- Sugerir temas e atividades conducentes a um aumento da literacia acerca das questões da sustentabilidade em geral e em particular do lixo marinho, microplásticos e microesferas;
- Implementar estratégias de ensino-aprendizagem que trabalhem as competências do seculo XXI, como por exemplo: criatividade, pensamento critico, colaboração e comunicação;
- Induzir o aparecimento de ações de (in)formação e intervenção protagonizadas pelos jovens das Eco-Escolas.
Destinatários
- Recomenda-se para jovens a partir dos 10/11 anos até ao ensino superior;
- Podem no entanto ser apresentados trabalhos de idades inferiores;
- Cada escola pode submeter tantos trabalhos quantos quiser
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.