Localizado em plena Beira Serra, o Centro Ambiental da Pena tem como principais vetores de atuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.
A funcionar na antiga escola primária da aldeia da Pena (freguesia de Salir) desde 1992, o Centro Ambiental da Pena resultou de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
Inserido numa paisagem com características ambientais únicas, em plena Beira Serra, o Centro Ambiental foi criado para responder às necessidades locais em termos de educação ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental do Concelho de Loulé, tendo como principais vetores de atuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.
Localizado em plena Beira Serra, o Centro Ambiental da Pena tem como principais vetores de atuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.
São vários os espaços e valências que compõem o Centro Ambiental da Pena e que fazem dele um espaço privilegiado:
- Espaço Exterior, que possibilita a dinamização de atividades de exploração da natureza, através de um jardim pedagógico, lago, horta biológica e compostagem;
- Laboratório / Oficinas, onde se podem realizar atividades experimentais, tais como reciclagem de papel, reutilização de materiais, observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos;
- Biblioteca, sendo as principais temáticas a educação ambiental, ecologia, conservação da natureza e património cultural da região;
- Mediateca, com material de projeção e software educativo.
O Centro Ambiental da Pena, como espaço vocacionado para a educação ambiental, dinamiza, mediante marcação prévia, atividades com escolas ou grupos organizados. Estas atividades podem abordar diferentes temas que devem ser previamente escolhidos pelos professores / educadores e podem ter a duração de uma manhã/tarde ou dia. As diferentes temáticas ambientais podem ser abordadas recorrendo a sessões (in)formativas e pedagógicas, debates, exposições, percursos pedestres, entre outras atividades de carácter ambiental.
Outro dos objetivos do Centro Ambiental da Pena é o envolvimento da população da aldeia da Pena neste projeto. Para tal, são desenvolvidas várias iniciativas que permitem promover o convívio e o intercâmbio entre a população local e o Centro Ambiental.
Morada: Rua Vale Ruivo, N.º 34, 8100-193 Loulé
Telefone / Telemóvel: 289 400 890
Horário de funcionamento: 10:00-12:30 | 14:30-16:30
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Loulé é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A ALMARGEM é uma Associação sem fins lucrativos, e tem por objectivo defender e promover o património natural, histórico e cultural do Algarve.A Almargem é a associação de defesa do ambiente há mais tempo em actividade no Algarve.