Localizado no Parque Municipal, o Centro Ambiental é um espaço vocacionado para atividades de sensibilização e educação ambiental, dispondo dos espaços e recursos adequados, numa lógica de promoção das boas práticas ambientais, no contexto do próprio parque municipal.
Inaugurado em março de 2013, o Centro Ambiental de Loulé (CAL), veio reforçar a rede de infraestruturas municipais dedicadas à sensibilização e educação ambiental. As instalações do CAL estão ainda disponíveis para acolher e/ou apoiar outro tipo de iniciativas, nomeadamente na área cultural, recreativa ou desportiva.
Tendo como públicos-alvo, tanto a comunidade escolar como os munícipes em geral, pretende-se que o CAL seja um pólo promotor de iniciativas de divulgação e informação ambiental, para a participação dos cidadãos nas questões relacionadas com o ambiente e boas práticas ambientais, educação para a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida.
Para além da importância que este novo equipamento desempenha no reforço da dinâmica existente no âmbito da sensibilização e educação ambiental dos munícipes, é ainda de salientar o facto deste equipamento se encontrar no centro da cidade, facilitando o acesso aos alunos das escolas existentes na área urbana, aos quais é facultada a utilização gratuita dos transportes urbanos, sempre que estes pretendam deslocar-se ao CAL para realizar atividades.
A gestão do Centro Ambiental de Loulé encontra-se a cargo da Divisão de Ambiente da autarquia, através do qual será ainda dada continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia em conjunto com a Associação Almargem, no âmbito do protocolo estabelecido entre as duas entidades para o funcionamento do Centro Ambiental da Pena.
Morada: Parque Municipal de Loulé, 8100
Telefone / Telemóvel: 289 400 890
Horário de funcionamento: 10:00-12:30 | 14:30-16:00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Loulé é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.