O CCVVC está instalado no edifício da antiga Cadeia Civil, e está aberto a toda a comunidade de investigadores a famílias, de escolas a curiosos de todas as idades.
O Centro Ciência Viva de Vila do Conde é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação. Em 28 de setembro de 2001 foi constituída a Associação Centro Ciência Viva de Vila do Conde cujos membros associados são o Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município de Vila do Conde e a Universidade do Porto. O Centro Ciência Viva de Vila do Conde, inaugurado a 2 de março de 2002, integra a Rede de Centros Ciência Viva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
O edifício atual é fruto da reestruturação da antiga Cadeia Civil, fora de funções desde os anos 70, aquando da construção da Cadeia de Custóias. A Cadeia Civil de Vila do Conde veio substituir, no final da década de 1910, a Cadeia Comarcã, então situada em edifício anexo à Câmara, fronteiro à Capela do Senhor da Agonia. Assim, surge este imóvel singular de arquitetura presidiária, com a configuração geométrica de um dodecágono, apresentando um pátio interior encimado com uma clarabóia em vidro.
Em 1997 inicia-se o projeto de recuperação e adaptação, assumido pela Câmara Municipal e comparticipado pela Comunidade Europeia, que viria a ser inaugurado a 1 de setembro de 1999, tendo nesta data começado a desenvolver-se o projeto que viria a culminar com a instalação do Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Morada: Avenida Bernardino Machado, 96, 4480-657 Vila do Conde
Telefone / Telemóvel: 252 633 383
Horário de funcionamento: 3ª-feira a sábado, 10h - 13h e 14h - 18h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
O Centro Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC) é uma associação científica e técnica sem fins lucrativos, aberta ao público enquanto museu cultural e científico desde março de 2002. Tem como associados fundadores a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Universidade do Porto. Integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída por 21 Centros presentes no continente e nas ilhas. Em março de 2022, a Associação acolheu mais um associado, o BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.