Espaço privilegiado para o desenvolvimento de programas de sensibilização e educação cívica e ecológica, através de áreas temáticas como a floresta, a conservação da natureza, a água ou os resíduos.
A funcionar desde 5 de junho de 2005, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata Nacional da Machada e Sapal do Coina surge da necessidade de valorizar, do ponto de vista ecológico, a Mata e o Sapal, bem como da importância de zelar pela conservação e manutenção destes espaços.
Aberto a toda a população, o CEA recebe visitas de munícipes, escolas, grupos de idosos, associações, coletividades e outros grupos organizados, apoiando ainda várias iniciativas que têm lugar na Mata da Machada. O trabalho desenvolvido pelo CEA foi premiado em 2011 com o 1º lugar do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.
O Centro de Educação Ambiental apresenta como:
VISÃO
Ser uma referência ao nível da educação ambiental, conduzida pela qualidade do serviço prestado e pela excelência no desenvolvimento de uma consciência ambiental ativa e de uma cidadania responsável.
MISSÃO
Conceber e implementar ações de educação e sensibilização ambiental junto da população, promovendo uma consciência ambiental crítica e a adoção de comportamentos ecológicos. Dar a conhecer a Mata da Machada e o Sapal do Rio Coina, e promover a sua preservação através da vivência e partilha de experiências de carácter ambiental.
VALORES
Transparência
Ética
Princípio do interesse público
Responsabilidade social
Partilha de experiências e saberes
Cidadania
Desenvolvimento sustentável
Morada: Mata Nacional da Machada, Estrada Nacional 10-3 2830-410 Palhais/Coina
Telefone / Telemóvel: 800 912 070, 212 068 648
Horário de funcionamento: 9h-12h30 / 14h-17h30
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal do Barreiro é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.