A atividade do CEAG está orientada para todas as temáticas ambientais, um tema de primeira importância por todos os motivos que já ouvimos falar: mudanças climatéricas acentuadas, escassez de recursos, consumismo levado ao exagero…
O Centro de Educação Ambiental dos Gasparões (CEAG) é uma das várias medidas do projeto Ferreira Sustentável.
Foi inaugurado em junho de 2009, apenas numa vertente de Eco-Centro de Compostagem Caseira, foi um projeto com a duração de cerca de dois anos numa parceria entre o Município de Ferreira do Alentejo e o Centro de Estudos Vasco da Gama, do Instituto Politécnico de Beja, na sequência de uma candidatura ao Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
O Eco-Centro de Compostagem Caseira foi um dos 16 projetos selecionados para ser financiado em Portugal, tendo como objetivos mobilizar a população do concelho de Ferreira do Alentejo para a adoção da compostagem caseira como um processo de valorização de resíduos orgânicos, promover a consciência ambiental relativamente à recolha seletiva de resíduos orgânicos e da sua valorização orgânica, reduzindo desta forma a quantidade de resíduos depositados em aterro. Por outro lado a criação desta infraestrutura permitiu reabilitar um edifício centenário (antiga escola primária) evitando o seu encerramento e degradação.
O CEAG desenvolve campanhas de sensibilização dirigidas aos setores da comunidade (escolas, serviços municipais, entidades privadas, população em geral).
Pretende-se assim, envolver uma parte importante da comunidade local num projeto que convida à mudança de comportamentos e adoção de novos hábitos, criando desta forma uma eco-comunidade. Paralelamente com as campanhas de sensibilização decorrem anualmente workshops e atividades diversas em que pode participar.
Morada: Gasparões 7900-133 FERREIRA DO ALENTEJO
Telefone / Telemóvel: 284 738 700
Horário de funcionamento: Por marcação
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.