Infraestrutura da Câmara Municipal de Viana do Castelo que resulta da recuperação das Azenhas de D. Prior, no âmbito do Programa Polis. Dispõe de diversos espaços e serviços, de acesso gratuito.
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA), é um espaço que resulta da recuperação das Azenhas de D. Prior, no âmbito do Programa Polis. O CMIA proporciona o indispensável enquadramento técnico e logístico às atividades a desenvolver no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja requalificação e valorização é um das mais emblemáticas intervenções da Viana Polis. Este, é um espaço natural que integra a caldeira de D. Prior alimentada diariamente pela ribeira de S. Vicente e pela água da maré.
Algumas das ações de promoção dos valores naturais mais marcantes do CMIA:
- Conceção de exposições temáticas de caráter itinerante;
- Projetos de Sensibilização Ambiental com entidades diversas;
- Promoção de realização de oficinas de trabalho e ações de formação;
- Comemoração de dias temáticos;
- Promoção da expressão plástica e cénica;
- Dinamização de ações culturais e recreativas;
- Apoio na exploração de hortas pedagógicas e comunitárias.
Morada: Rua da Argaçosa, Meadela, 4900-394 Viana do Castelo
Telefone / Telemóvel: 258 809 362 / 961 622 694
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: 10h00–13h00 e 14h00–18h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Viana do Castelo é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local. Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a acção social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a protecção civil.