O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado pelo Grupo Lobo em 1987 com o objetivo de providenciar um ambiente, em cativeiro, adequado para lobos que não podem viver em liberdade: animais vítimas de armadilhas, de cativeiro ilegal, de outros parques e jardins zoológicos
O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico ocupa 18 hectares de terreno, num arborizado e isolado vale. Situa-se na freguesia do Gradil, no concelho de Mafra, a cerca de 30 km a Norte de Lisboa. As povoações mais próximas (a cerca de 1,5 km) são o Picão e o Vale Guarda.
O bem-estar dos lobos é uma das principais preocupações, pelo que as atividades desenvolvidas assentam numa filosofia subjacente a um santuário, dando aos animais condições semelhantes às do seu habitat e reduzindo a perturbação humana. Neste Centro é desenvolvido um programa cientifico-pedagógico que possibilita a realização de estudos científicos e de ações pedagógicas que informam o público sobre a bio-ecologia e o comportamento do lobo, os perigos que enfrenta e a importância da sua conservação.
A observação de lobos em ambiente seminatural, proporciona oportunidades únicas e ideais para o desenvolvimento de ações de sensibilização ambiental relacionadas com a temática da conservação deste predador, e com a biodiversidade em geral.
Morada: Quinta da Murta. Picão. 2665-150 Gradil, Mafra
Telefone / Telemóvel: 261 785 037 / 917 532 312
Horário de funcionamento: Fins de semana e feriados nacionais (Horário pode variar. Agendar visita previamente).
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
O Grupo Lobo tem como missão trabalhar em prol da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal e fomentar o interesse pelo lobo e pelas ciências que lhe respeitam através da informação da opinião pública.
É também propósito desta Associação desenvolver esforços para estabelecer as condições legais, ecológicas e socioeconómicas indispensáveis a uma conservação efetiva da população lupina nacional.