Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos

O Centro é um instrumento para a descoberta, valorização e transmissão do património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, contribuindo para a proteção deste sistema lagunar de reconhecida importância ecológica e para o desenvolvimento local sustentável.

ANO DE PUBLICAÇÃO
2021
ÂMBITO
Local: Óbidos
Áreas
Mar e Litoral
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
14 Proteger a vida marinha
RECURSOS EDUCATIVOS
Site / Página Página do Equipamento de Educação Ambiental
Site de EqEA com descrição do equipamento, incluindo link para descarregar a App Lagoa de Óbidos e secção de documentação alusiva à Lagoa de Óbidos.
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

“Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos” foi um dos projetos vencedores da primeira edição, em 2017, do OPP - Orçamento Participativo Portugal da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, na área da Ciência.

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos é um instrumento para a descoberta, valorização e transmissão do património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, contribuindo para a proteção deste sistema lagunar de reconhecida importância ecológica e para o desenvolvimento local sustentável.

Partilhado pelos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, o Centro de Interpretação consiste num conjunto de estruturas, equipamentos e outras valências informativas e interativas disponíveis ao redor da Lagoa.

Através de um conceito inovador, dinâmico e de proximidade, convida o visitante a um maior contacto com a paisagem, as comunidades locais e suas atividades tradicionais, por meio de ações educativas, de ciência cidadã, experimentação e turismo de natureza ordenado.

Morada: Av. do Mar, S/N 2500-896 Foz do Arelho
Telefone / Telemóvel:  262 240 000
Horário de funcionamento:  9h00 - 17h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim 

Entidades
LPN - Lipa para a Proteção da Natureza [Coordenador]

A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a Associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica. É uma associação sem fins lucrativos com estatuto de Utilidade Pública.

www.lpn.pt/pt
Câmara Municipal de Óbidos [Parceiro]

A Câmara Municipal de Óbidos é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

www.cm-obidos.pt
Câmara Municipal das Caldas da Rainha [Parceiro]

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

www.cm-caldas-rainha.pt
Conselho da Cidade - Associação para a Cidadania [Parceiro]

Associação sem fins lucrativos, com a missão de promover, coordenar e dinamizar a participação democrática.

www.facebook.com/conselho.dacidade
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Financiador]

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. É um instituto público de regime especial sob tutela e superintendência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

www.fct.pt
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica [Financiador]

A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica tem como missão promover a cultura científica na sociedade portuguesa, para todos os públicos, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar. Exerce a sua atividade através de três eixos fundamentais:
- a promoção do ensino experimental das ciências no ensino básico e secundário;
- a organização de campanhas de divulgação científica dirigidas ao público em geral;
- a criação de uma Rede Nacional de  Centros Ciência Viva, espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional, atualmente com 21 membros.

www.cienciaviva.pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.