O Centro Interpretativo do Monte Padrão constitui a pedra basilar do projeto de estudo, musealização e dinamização da estação arqueológica, cujo propósito visa disponibilizar valências de natureza pedagógica, museológica e de apoio ao trabalho de investigação.
O Monte Padrão constitui uma das principais referências culturais do concelho de Santo Tirso. O imóvel, pelas características únicas que evidencia, ocupa um lugar de destaque no panorama da arqueologia do norte de Portugal, cujo interesse científico tem vindo a ser patente nos resultados das intervenções arqueológicas realizadas nas duas últimas décadas.
Os elementos crono-estratigráficos identificados documentam uma longa ocupação que tem início no Bronze Final e se prolonga até ao 2º quartel do séc. XVII.
O imóvel localiza-se na freguesia de Monte Córdova, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, a poucos quilómetros a sudeste da sede do concelho. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910, beneficiando de uma Zona Especial de Proteção estabelecida em 2011.
Morada: Rua do Castro do Padrão, 137 Lugar de Quinchães, 4825-284 - Monte Córdova
Telefone / Telemóvel: 252 857 303
Horário de funcionamento: Abril a setembro - terça a sexta-feira: 9h00 – 17h30, sábados, domingos: 14h00 – 19h00 | outubro a março - segunda a sexta-feira: 9h00 – 17h30 | Encerra aos feriados nacionais
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Santo Tirso é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.