O projeto pretende reunir um conjunto de Boas Práticas do Uso Eficiente da Água.
Os principais objetivos da Corrente pela Água, que tem como tema fulcral o uso eficiente da água, são a participação ativa do público na partilha de ideias e boas práticas para um uso eficiente, através da atribuição de prémios e do reconhecimento público; atuar na sensibilização ambiental das comunidades e criar uma dinâmica de colaboração com base na atuação das Juntas de Freguesia, incentivando os agentes locais a darem continuidade ao projeto após esta intervenção inicial.
Também iremos partilhar todo o projeto com os Municípios de Castelo Branco, Évora, Guarda e Portalegre, da área de atuação da Águas do Vale do Tejo, pois a ideia subjacente à iniciativa é criar uma dinâmica de fácil replicação, que possa ser apropriada por qualquer estrutura municipal, regional ou nacional, no sentido de ganhar maior abrangência.
Por agora, todos, na cidade de Lisboa, podem participar com o seu exemplo!
A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa. Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Criada em 1994, a Sair da Casca foi a 1ª empresa em Portugal de consultoria em responsabilidade social/ sustentabilidade.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.