O desafio UHU surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
Esta iniciativa visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades através do desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens esta parceria lança agora o Desafio UHU de modo a aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade.
Este desafio tem como objetivos:
- Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular;
- Educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais;
- Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica;
- Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
Destinatários
O desafio está dividido em dois escalões nos quais podem participar as escolas com os seguintes níveis de ensino:
- 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico;
- 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário;
- 3º escalão: ensino profissional e superior.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
Desenvolve a sua atividade principal no âmbito de Produtos químicos.