Iniciativa que resulta de uma parceria entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a SILVEX – Indústria de plásticos e Papéis, S.A. que tem a ambição de colocar 100 escolas de Portugal Continental a fazer a compostagem dos seus resíduos orgânicos.
O projeto tem como objetivo incentivar boas-práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente na aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos e na sua transformação em composto de grande qualidade.
Após compreenderem o processo da compostagem, os alunos poderão verificar como resíduos, sem valor aparente, podem ser muito úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares, desviando assim toneladas de resíduos dos nossos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2.
O projeto tem como público-alvo alunos do ensino pré-escolar até ao ensino secundário.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) criada no final de 2015, com a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.
A intervenção da ZERO assenta em ideias sólidas e num diálogo permanente com os diferentes atores-chave para alcançar metas como:
ZERO combustíveis fósseis
ZERO poluição
ZERO desperdício de recursos
ZERO destruição de ecossistemas e da biodiversidade
ZERO desigualdade social e económica
A SILVEX – Indústria de Plásticos e Papéis, S.A., é uma referência nacional e internacional no setor dos sacos de plástico e de papel, películas aderentes, rolos de alumínio e soluções biodegradáveis.
Produz e comercializa produtos de proteção, conservação alimentar, sacos para lixo e produtos de limpeza.