Eco-Espaço

Serviço municipal dedicado exclusivamente à Educação Ambiental

ANO DE PUBLICAÇÃO
1997
ÂMBITO
Local: Amadora
Áreas
Clima Eficiência Energética Mobilidade sustentável Consumo sustentável Valorização de resíduos Mar e Litoral Água Valores Naturais Ar
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
6 Água potável e saneamento 7 Energias renováveis e acessíveis 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Produção e consumo sustentáveis 13 Ação climática 14 Proteger a vida marinha 15 Proteger a vida terrestre
RECURSOS EDUCATIVOS
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

Atualmente são trabalhados os seguintes temas:
1. Resíduos
2. Água
3. Energias Renováveis
4. Alterações Climáticas
5. Ambiente e Cidadania
6. Qualidade do Ar
7. Consumo Sustentável
8. Mobilidade Sustentável
9. Biodiversidade e Conservação
10. Mar

Promovem-se ainda visitas de estudo, organizam-se atividades para comemoração de efemérides e pequenas ações de formação para professores/educadores. O Programa de Educação Ambiental de cada ano letivo encontra-se disponível para consulta.

A participação nas atividades é gratuita, sendo necessário realizar-se a respetiva inscrição até ao prazo limite, que termina normalmente no final do mês de outubro. É assegurado o transporte das turmas, sempre que se verifique ser necessário. Dado o elevado número de inscrições, as atividades destinam-se prioritariamente às escolas públicas do Município.

Anualmente, o número de participantes tem vindo a aumentar sistematicamente, ultrapassando-se já as 12 000 crianças e jovens, desde os 4 aos 18 anos, do ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional, abrangidas pelas  diferentes atividades do Programa de Educação Ambiental, promovidas pelo Eco-Espaço.

A VALORSUL tem sido o principal parceiro neste Projeto, apoiando, através do seu programa denominado Ecovalor. Outras entidades tais como os SIMAS de Oeiras e Amadora, a SIMTEJO, a SANEST (estas 2 empresas integraram entretanto o Grupo Águas de Portugal), a Fundação EDP (Museu de Eletricidade), a Câmara Municipal de Loures (Parque Temático das Energias Renováveis), a Câmara Municipal de Lisboa (Quinta Pedagógica dos Olivais), a VALORMED, a ERP-Portugal, a FCUL/Projeto MARE, e a CCDR-LVT, são exemplos de outros parceiros que contribuem ou já contribuíram para este Projeto da CMA.

Têm vindo a sistematizar-se ações integradas com Associações de Defesa do Ambiente, como por exemplo com a LPN, o GEOTA, a QUERCUS, a ASPEA para enriquecimento das atividades.

O Eco-Espaço presta também apoio às escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE/FEE (Associação Bandeira Azul da Europa/Fundação para a Educação Ambiental), uma vez que a Câmara Municipal da Amadora é município parceiro deste projeto desde o seu início em Portugal (1996).

Morada: Parque Central 2700-144 Amadora
Telefone / Telemóvel: 214 369 048
Horário de funcionamento: 09:00h-12:30; 14:00-17:30h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim 

Entidades
Câmara Municipal da Amadora [Promotor]

A Câmara Municipal da Amadora é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão planear, organizar e executar as políticas municipais nos domínios urbanístico e do espaço público, da intervenção social e comunitária, da educação, ambiente, cultura e desporto, prestando serviços aos cidadãos.

Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

www.cm-amadora.pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.