O projeto ECO-FREGUESIAS XXI visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.
A criação de um projeto associado à ideia de trabalhar o desenvolvimento sustentável à escala das freguesias, resulta da experiência de implementação pela ABAE, desde 2006, do Programa "ECOXXI" à escala concelhia, que reconhece e valoriza as práticas e políticas de sustentabilidade, valorizando quer os processos de educação, cidadania e participação, quer os resultados, traduzidos no incremento da sustentabilidade do território.
A verificação de diferenciações intra-concelhias, a par da evidência da importância da necessidade da variação de escala de análise, motivou a vontade de desenvolver um projeto adaptado às freguesias, imbuído da mesma visão holística do desenvolvimento sustentável e que valorize particularmente a intervenção do cidadão no seu espaço vivido.
Surge desta forma o ECOFREGUESIAS XXI que tem como finalidade incrementar a sustentabilidade local valorizando os processo de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
Objetivos
- Motivar os atores locais em geral e os dirigentes das Juntas de Freguesias em particular, para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local;
- Envolver as freguesias no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental - o Desenvolvimento Sustentável sensibilizando para a importância da parceria com os projetos escolares no âmbito da implementação da Agenda 21 Local;
- Reconhecer as iniciativas/práticas/políticas em desenvolvimento na freguesia em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para a definição de estratégias que permitam a aplicação do princípio da subsidiariedade;
- Valorizar os processos de cidadania participativa;
- Contribuir para o aparecimento das Agendas 21 Locais, para o envolvimento de diversas entidades na sua implementação e para o cumprimento dos seus objetivos;
- Difundir o conceito de eco-freguesia; eco-bairro; eco-familia e eco-escolas;
- Contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, sob tutela do Ministério do Ambiente, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, e resulta da fusão de nove organismos, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 56/2012, de 12 de março.
Tem por missão propor, desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em colaboração com entidades públicas e privadas que concorram para o mesmo fim, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente e a prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e de abordagens integradas das políticas públicas é a sua visão.
O ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS-ULisboa é estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais Portugal tem relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos. Essas atividades são realizadas num contexto interdisciplinar e a partir de sete Grupos de Investigação.
A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição portuguesa de ensino superior pública com mais de 700 anos de experiência em educação, formação e investigação. A primeira universidade portuguesa e a única no espaço lusófono durante vários séculos, a UC afirmou a sua posição ao longo dos anos através da conjugação única de tradição, contemporaneidade e inovação.
A Universidade Católica Portuguesa, fundada em 1967, é uma universidade de matriz humanista focada na produção de investigação transformadora e na formação de cidadãos e profissionais educados e competentes, capazes de antecipar e liderar as transformações do futuro. Mas uma grande universidade traduz os seus valores em impacto, afirmando a sua ambição sem descurar a responsabilidade social de trabalhar para o bem comum.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.