O projeto pretende motivar para o conhecimento do território dentro e/ou próximo da escola incentivando à criação de trilhos que dêem a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, como por exemplo, o património natural e/ou cultural.
Inspirado no conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente e no projeto I Diverse, o projeto Eco-Trilhos Eco-Escolas, o projeto tem como objetivos:
- Incentivar o trabalho de campo e as vivências no espaço exterior indo ao encontro dos temas do ano Eco-Escolas: biodiversidade (preservar e regenerar) e espaços exteriores;
- Investigar, interpretar e conhecer território da freguesia em que se insere a escola e o seu património ambiental, social e cultural;
- Compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição;
- Desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem;
- Explorar novas ferramentas de trabalho;
- Incentivar as parcerias com as juntas de freguesia;
- Divulgar o projeto, utilizando as redes sociais e aplicações móveis de forma pedagógica.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
O IDiverSE é um projeto Erasmus + dedicado a alunos e professores do ensino Básico e Secundário (incluindo, contudo, componentes adaptáveis a qualquer idade e nível de ensino) que junta diversas metodologias inovadoras, tais como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada no Inquiry, a Interdisciplinaridade, a Personal Geography e a avaliação das competências do Séc. XXI.