Os Ecocréditos são um mecanismo voluntário de compensação de impactes ambientais não evitáveis que liga os agentes económicos e os cidadãos aos fornecedores de serviços dos ecossistemas.
O projeto consiste na implementação de um mecanismo voluntário de compensação de impactes ambientais não evitáveis que liga os agentes económicos e os cidadãos aos fornecedores de serviços da biodiversidade e dos ecossistemas (e.g. sequestro do carbono, qualidade do ar, qualidade e disponibilidade de água, preservação da diversidade genética, prevenção da erosão dos solos, regulação do ciclo de nutrientes, polinização, mitigação de catàstrofes, etc...).
O valor dos ecocréditos angariados numa lógica de financiamento colaborativo servirá para valorizar economicamente os benefícios proporcionados pela biodiversidade e pelos ecossistemas ao conjunto da sociedade, financiando diretamente uma bolsa de microprojetos de proprietários que promoverão ações de restauro dos ecossistemas preferencialmente em espaços da Rede Natura 2000.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) criada no final de 2015, com a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.
A intervenção da ZERO assenta em ideias sólidas e num diálogo permanente com os diferentes atores-chave para alcançar metas como:
ZERO combustíveis fósseis
ZERO poluição
ZERO desperdício de recursos
ZERO destruição de ecossistemas e da biodiversidade
ZERO desigualdade social e económica