A implementação deste projeto permite a disponibilização de novos recursos e serviços centrados na sustentabilidade, implementar uma estratégia de marketing territorial com base na valorização do património natural e cultural do concelho, assim como, desenvolver uma cultura de responsabilidade participante na Comunidade.
O território de Machico apresenta um elevado potencial em termos de recursos endógenos, recursos naturais e culturais com características únicas que deverão ser devidamente estudadas e valorizadas.
O Município de Machico e a Associação Insular de Geografia, inauguraram no dia 9 de agosto de 2021, o novo Centro Interpretativo ECOS Machico localizado no antigo Mercado Municipal. Este novo gabinete, decorre da “eco-requalificação” do antigo Mercado, dando a este espaço uma nova valência para a investigação voltada para os objetivos de sustentabilidade do concelho, com uma equipa especializada que o pode acompanhar nesta visita.
“Contamos com todos, sem exceção neste Centro de Interpretação Ecos Machico! A sustentabilidade do território só é possível com legado informativo, uma estratégia territorial de base consolidada e a participação da comunidade. Estas são as novas exigências do território, e Machico quer estar preparado para responder!”
Morada: Praça do Mercado Municipal, 9200-098 Machico
Telefone / Telemóvel: 291 965 291
Horário de funcionamento: 9h - 17h30
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Machico é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por finalidade potenciar a investigação, o desenvolvimento e a inovação no âmbito da Geografia e Gestão do Território.
Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira para o período 2014-2020, designado PRODERAM 2020, financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER)
Programa LEADER - Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural.
Órgão executivo da Região Autónoma da Madeira.
Acordo de Parceadotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas – no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.
O Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) é o principal instrumento de financiamento destinado aos Estados-Membros, para alcançar objetivos europeus de política de desenvolvimento rural, tais como, melhorar a competitividade das empresas agrícolas, florestais e agroalimentares, ajudar a proteger a natureza e o ambiente, apoiar as economias rurais e ajudar a qualidade de vida nas zonas rurais.