A Escola Ciência Viva é um projeto educativo a funcionar no Parque Biológico de Gaia, com base no modelo educativo STREAM, focado em seis disciplinas fundamentais (Ciência, Tecnologia, Robótica, Engenharia, Artes e Matemática).
Contém um programa educativo próprio que integra o currículo escolar de educação formal num ambiente de aprendizagem baseado nas Ciências Experimentais. Pretende desenvolver nos alunos o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia, promovendo ainda a colaboração entre alunos.
Missão
- Promover e divulgar as ciências experimentais;
- Apoiar estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica.
Destinatários
Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Vila Nova de Gaia.
Morada: Rua da Cunha, 4430-812 Avintes
Telefone / Telemóvel: 227 878 120
Horário de funcionamento: (de segunda a sexta-feira). Horário das atividades: 9h30/15h30.
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a acção social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a protecção civil.
A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica tem como missão promover a cultura científica na sociedade portuguesa, para todos os públicos, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar. Exerce a sua atividade através de três eixos fundamentais:
- a promoção do ensino experimental das ciências no ensino básico e secundário;
- a organização de campanhas de divulgação científica dirigidas ao público em geral;
- a criação de uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva, espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional, atualmente com 21 membros.