O projeto “Escola da Energia” visa promover a Educação para a Energia nas Eco-Escolas, num sentido de uma maior reflexão e procura de soluções para as questões ambientais que se colocam atualmente, no contexto do Desenvolvimento Sustentável.
A “Escola da Energia” iniciada em 2005, visa promover competências para uma abordagem mais pragmática das questões que se relacionam com a eficiência energética, mobilidade sustentável e alterações climáticas.
Um conjunto diversificado de atividades foram pensadas de forma a orientar metodologicamente as Eco-Escolas para a procura de soluções energeticamente mais sustentáveis.
Através do incentivo à participação ativa dos jovens, procura-se ainda sensibilizar a comunidade em geral, para a necessidade de alterar atitudes e comportamentos, no que diz respeito à forma como utilizamos as energias, sob pena de pôr em risco a nossa própria qualidade de vida.
Objetivos do projeto
- (In)formar professores e alunos acerca das questões relativas à Energia, eficiência energética, mobilidade sustentável e “pegada carbónica”, articulando-as com a problemática das alterações climáticas;
- Promover a adoção de comportamentos e ações que valorizem a eficiência energética e a mobilidade sustentável;
- Propor um conjunto de metodologias, projetos e atividades que desenvolvam as vertentes da investigação, comunicação, tecnológica e experimental, no processo ensino-aprendizagem;
- Desenvolver nas crianças e jovens o espírito crítico, criativo, interventivo e inovador;
- Dotar as Eco-Escolas de recursos úteis, visando a Educação para a Energia;
- Contribuir para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A Fundação Galp, criada em 2009, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública que prossegue o compromisso de responsabilidade social da Galp nas comunidades onde está inserida.