Localizada no centro da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, a Estação da Biodiversidade de Montejunto é um percurso pedestre circular de 1,8 km onde se pode apreciar típicos matos mediterrânicos calcários, terminando numa densa floresta dominada por castanheiros.
Com 9 painéis dispersos ao longo do caminho, neles pode consultar informação sobre a biodiversidade, sendo uma espécie de guia de campo, onde encontra imagens e comentários sobre plantas e animais comuns que pode observar no trajeto. Na maior parte do percurso pode apreciar típicos matos mediterrânicos em calcários, terminando numa densa floresta dominada por castanheiros.
Principais espécies emblemáticas - borboleta-aurínia (Euphydryas aurinia), esfinge-da-eufórbia (Hyles euphorbiae), maleiteira-maior (Euphorbia characias), flor-dos-macaquinhos-dependurados (Orchis italica uma orquídea), rosa-albardeira (Paeonia broteri), erva-besteira (Helleborus foetidus), campainhas-amarelas (Narcissus bulbocodium) e ervas aromáticas.
Morada: Quinta da Serra - Serra de Montejunto 2550-637 LAMAS CDV
Telefone / Telemóvel: 262 777 888 / 916 371 944
Horário de funcionamento: Está sempre aberto
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal é uma associação sem fins lucrativos especialmente dedicada à investigação científica, divulgação do conhecimento e preservação dos habitats naturais das borboletas.
O Museu apoia a investigação e o ensino nas áreas da zoologia e antropologia, da botânica, da mineralogia e geologia, e das demais ciências naturais e estimula o estudo e a divulgação da história das ciências e das técnicas, contribuindo para a formação científica e cultural dos estudantes nestes domínios.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.
A Câmara Municipal de Cadaval é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
O Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro é um instrumento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) com aplicação exclusiva à Região Centro (NUTS II).