Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, o EVOA permite que os visitantes conheçam e desfrutem do património único, existente entre a lezíria e o Estuário do Tejo.
No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha, estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis quatro observatórios nas lagoas, três abrigos de fotografia estrategicamente colocados, dois pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.
O Centro de Interpretação, para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecer a exposição permanente - EVOA, Onde o Mundo Encontra o Tejo - e a participar em diversas atividades complementares à observação de aves.
Mas a experiência começa logo ao entrar na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira, no contraste entre paisagens, na conjugação da tradição com a inovação e, é claro, na variedade de espécies que se alimentam ou refugiam nas valas, campos agrícolas e pastagens da lezíria, dando as boas-vindas a todos os que percorrem este espaço fascinante.
Objetivos
O EVOA tem como motivação principal a conservação da avifauna do Estuário do Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira enquadrada nos habitats naturais e agrícolas de que depende. Para tal, pretende:
- Criar condições de atração da maior diversidade possível de aves ocorrentes no estuário e lezíria;
- Criar condições para a observação de aves, mantendo a sua tranquilidade;
- Contribuir quer para a divulgação da importância das aves, quer para a facilitação do seu estudo científico;
- Aumentar a disponibilidade de áreas de refúgio de maré para as aves estuarinas invernantes;
- Incrementar as áreas adequadas à nidificação de diversas espécies de aves aquáticas;
- Divulgar a obra de construção e conservação da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira;
- Sensibilizar para a importância da gestão da água, de que a Lezíria é um excelente exemplo;
- Demonstrar um modelo de autossustentabilidade na gestão da conservação da natureza.
Morada: Vila Franca de Xira 2600
Telefone / Telemóvel: 926 458 963
Horário de funcionamento: novembro a fevereiro - 10h às 17h; março a outubro - 9h às 19h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Magos, Belmonte e Lavouras).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a acção social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a protecção civil.
A ABLGVFX foi constituída em 1991, substituindo a Associação de Defesa da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, criada em 1947.
A ABLGVFX é responsável pela manutenção e conservação das infraestruturas existentes e pelas que venham a ser construídas dentro do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.
A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a Associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica. É uma associação sem fins lucrativos com estatuto de Utilidade Pública.
A Aquaves - Associação de Conservação e Gestão de Ambientes Naturais, foi fundada em 1992 com o intuito de proteger os diversos habitats.
A BRISA – Auto-estradas de Portugal, S.A. gere concessões de autoestradas e serviços transversais de suporte, incluindo operação e manutenção, gestão de ativos e outros serviços de engenharia