Projeto Erasmus + dedicado ao ensino Básico e Secundário (incluindo componentes adaptáveis a qualquer idade e nível de ensino) que junta diversas metodologias inovadoras, tais como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada no Inquiry, a Interdisciplinaridade, a Personal Geography e a avaliação das competências do Séc. XXI.
Os alunos irão percorrer diversas atividades que integrarão todas estas componentes numa abordagem holística dos conteúdos curriculares e estabelecendo um contacto próximo com as suas comunidades tornando o seu trabalho útil, importante e reconhecido. Em cada atividade os alunos irão ainda encontrar a possibilidade de colaborar e comunicar com alunos de diferentes ilhas do planeta, ganhando consciência para problemas relevantes a nível local e global.
O projeto culminará na criação de um Trilho da Ciência, um caminho físico com diversas estações, ou paragens, criados pelos alunos, que visam a consciencialização para tópicos relevantes no âmbito da ciência, cultura local, economia e aspetos sociais da sua comunidade. Os temas das estações serão escolhidos com base em questões locais ou globais que sejam identificadas pelos alunos como pertinentes para o seu contexto.
Em suma, o projeto levará professores e alunos pelos seguintes passos:
- Descoberta: implementação atividades Baseadas no Design Thinking, Inquiry e Interdisciplinaridade que resultarão em projetos criados com e para a comunidade;
- Aventura: Criação de um Trilho da Ciência;
- Reflexão: Avaliação contínua com foco nas competências do Séc. XXI;
- Autodescoberta e exploração artística: Personal Geography – representação artística progressiva da ideia “eu na minha ilha, a minha ilha em mim”.
O NUCLIO, fundado em 2001, é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, constituída por um grupo de cientistas, investigadores, professores e formadores, especializados em diferentes áreas científicas assim como nas áreas da psicologia da educação e do ensino das ciências.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A Universidade dos Açores é uma instituição pública de ensino superior portuguesa fundada em 1976 e localizada no Arquipélago dos Açores e é composta por pólos em três ilhas – São Miguel (cidade de Ponta Delgada), Terceira (cidade de Angra do Heroísmo) e Faial (cidade de Horta). A Universidade dos Açores tem-se afirmado como um dos principais pilares da autonomia e do desenvolvimento socioeconômico dos Açores e como lugar de excelência para o estudo das questões Atlânticas.
A Universidade de Deusto (em castelhano: Universidad de Deusto; em basco: Deustuko Unibertsitatea) é uma instituição de ensino superior privada regida pela Companhia de Jesus e sediada no distrito de Deusto da cidade de Bilbau, no País Basco, Espanha. Possui dois campi, um em Bilbau e outro em São Sebastião, na província de Guipúscoa.
O GlobalLab é uma plataforma educacional única, baseada na web, que permite que alunos, professores e alunos de todas as idades façam perguntas e encontrem respostas juntos. Com o GlobalLab, os professores finalmente têm num só lugar todos os recursos, ferramentas, parceiros e apoio para trazer investigações autênticas para salas de aula e casas. No GlobalLab, todos são aprendizes e criadores de conhecimento.
A Ellinogermaniki Agogi (EA) é uma organização privada oficialmente reconhecida pelo Estado grego como prestadora de ensino em todos os níveis, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.
A Escola Secundária Jaime Moniz MHIP, ainda conhecida por Liceu de Jaime Moniz, é uma escola do ensino secundário da rede pública da cidade do Funchal. É a herdeira institucional do antigo Liceu Nacional do Funchal, depois Liceu Nacional Central do Funchal. O seu nome homenageia o patrono da escola, o pedagogo e político madeirense Jaime Moniz.
Escola do 2o e 3o ciclos, situada na zona Oeste do Funchla, foi inaugurada no ano letivo 1978/1979, foi inicialmente conhecida como Escola Preparatória da Cruz de Carvalho, passando, no ano letivo 1982/1983, a designar-se por Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, em homenagem ao poeta e escritor madeirense, nascido na freguesia de Ponta Delgada, a 5 de setembro de 1901 e falecido no Funchal a 23 de maio de 1983.