O Jardim é um projeto único em Portugal na formação e sensibilização para as questões das energias renováveis e da eficiência energética.
Jardim dedicado às Energias Renováveis com equipamentos pedagógicos, que integra a Rede de Centros de Educação Ambiental do Concelho de Setúbal e outras regiões. Os equipamentos são autossuficientes energeticamente, o que minimiza as necessidades de manutenção e estimula à aprendizagem sobre as energias renováveis.
Procurou-se obter simplicidade e clareza nos conteúdos informativos, de forma a que sejam acessíveis a todos, não descartando o rigor científico. Constitui um espaço para a promoção do bem-estar, permitindo a utilização por pessoas com multideficiência ou com alteração do processamento sensorial, contribuindo para a reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
Jardim para viver, sentir, experimentar e usufruir de uma diversidade de sensações que podem proporcionar o relaxamento ou a estimulação, em contacto com o meio ambiente, tornando-se numa mais-valia terapêutica, por vezes difícil de conseguir em contexto fechado, permitindo experiências sensoriais através do tato, da audição, da visão, do olfato.
Acessível a pessoas com deficiência motora ou mobilidade condicionada, com deficiência visual ou com deficiência auditiva. Permite que pessoas com deficiência e/ou doença mental, mas também com perturbações do desenvolvimento, como indivíduos com PEA – Perturbações do Espectro do Autismo usufruam deste espaço, através da colocação de diferentes estímulos, como plantas aromáticas, elementos de água (canais, lago, repuxo) e efeitos sonoros de girandolas movidas com a energia do vento, entre outros estímulos.
Conta com um pavimento em deck compósito nas estações, diferente dos percursos pedonais, de forma a permitir que pessoas invisuais consigam reconhecer os mesmos. É pretendido que, com o toque de diferentes texturas, da bengala ou do caminhar sobre o pavimento em deck compósito, seja possível diferenciar o tipo de zonas em que se está e distinguir entre a zona informativa de cada estação e o percurso que permite o acesso à mesma.
As intervenções a realizar no conjunto jardim/edifício adjacente estão pensadas de forma a assegurar um balanço zero no que concerne às emissões de dióxido de carbono.
Conta com uma pequena central geradora (fotovoltaica e eólica) com capacidade de fornecer toda a energia necessária ao funcionamento do conjunto jardim/edifício, apresentando um balanço de carbono nulo, indo assim ao encontro da estratégia europeia Nearly Zero – Energy Building, para 2020.
Morada: Av. Belo Horizonte 78 80 2910-422 Setúbal
Telefone / Telemóvel: 265 546 194
Horário de funcionamento: 8h-18h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A atuação da ENA centra-se na criação e implementação de ações e projetos nas áreas do ambiente, energia e informação, através da introdução de tecnologias eficientes, disseminação de boas práticas, desenvolvimentos de projetos, estudos e ações de aconselhamento, formação, informação e prestação de serviços de consultoria.