A Mata de Vilar, em pleno coração da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, é uma floresta de 14 hectares classificada internacionalmente como "de alto valor de conservação" (FSC©) e a maior extensão de floresta nativa contínua de Lousada, composta por diversos carvalhais, faias e resinosas.
Este espaço florestal de excelência está dotado de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental da Mata, trilhos florestais, um banco de sementes e viveiros pedagógicos, dedicado aos mais diversos tipos de público, bem como diversos trilhos, incluindo um trilho florestal acessível.
A lista de fauna contém mais de 70 espécies, destacando-se a presença de algumas espécies de morcegos ameaçados (como o morcego-rato-grande), o esquilo-vermelho, o búteo-vespeiro e a libélula-esmeralda, espécie protegida a nível europeu. Ao nível de flora estão catalogadas 112 espécies, destacando-se espécies com estatutos de proteção legal como o sobreiro, gilbardeira, narciso-bravo e o azevinho.
Morada: Rua Rui Feijó, 6620-890 Vilar do Torno e Alentém – Lousada
Telefone / Telemóvel: 255 820 500
Horário de funcionamento: Horário de Inverno (15/10 – 31/03) 9h00 às 17h00 Horário de Verão (01/04 – 14/10) 9h00 às 18h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Lousada é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.