Mosteiro de São Martinho de Tibães

Mantendo os usos associados à Paróquia de Mire de Tibães, duas novas valências foram implementadas: a cultural, associada ao conceito internacional de Museu Monumento e Jardim Histórico, que permite percorrer, ver e sentir os espaços e os seus tempos; e a de acolhimento.

ANO DE PUBLICAÇÃO
1987
ÂMBITO
Local: Braga
Áreas
Valores Naturais
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
4 Educação de qualidade 15 Proteger a vida terrestre
RECURSOS EDUCATIVOS
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

O Mosteiro de São Martinho de Tibães situa-se no norte de Portugal, na região do Minho, na freguesia de Mire de Tibães, aproximadamente a 6 Km do centro da cidade de Braga.

Fundado no século XI, obedecendo à regra beneditina, tornou-se Casa-mãe da Congregação de S. Bento dos Reinos de Portugal a partir de 1567, estatuto que manteve até à sua extinção, em 1834.

Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII emergindo como um importante centro difusor de Educação, da Arte e da Cultura Portuguesas.

Após o encerramento do mosteiro, a atividade religiosa manteve-se até aos nossos dias, ficando a igreja, a sacristia e o claustro do cemitério em uso paroquial. As restantes áreas do edifício e a cerca conventual foram vendidas a privados.

Em 1944 foi classificado como Imóvel de Interesse Público, tendo o Estado Português adquirido a cerca e a parte privada do edifício em 1986.

Vazio e em avançado estado de degradação, o mosteiro foi renascendo lentamente. As portas abriram-se ao público e a um vasto conjunto de iniciativas educativas e culturais.

Ao mesmo tempo que se deu início ao estudo de todo o conjunto monástico foram-se recuperando memórias e criando as bases técnicas e científicas necessárias para dar início aos trabalhos de restauro, recuperação e reabilitação de todo o monumento.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães é um organismo público dependente da Direção Regional de Cultura do Norte, cuja área de atuação se enquadra nos setores cultural, educativo e social.

Desenvolve a sua ação centrando-se na salvaguarda, investigação, estudo, inventariação, conservação, restauro, interpretação, valorização, comunicação e exposição de todo o património que tem a seu cargo, integrado num conjunto monástico formado pelo cruzeiro, igreja, alas conventuais, pela cerca e por todos os elementos arquitetónicos e vivos que a compõem.


Morada: Rua do Mosteiro, n.º 59, Mire de Tibães, Braga, 4700-565 Mire de Tibães

Telefone / Telemóvel: 253 622 670 

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim

Entidades
Direção Regional de Cultura do Norte [Promotor]

A Direção Regional de Cultura do Norte é um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura, criado em outubro de 2006, sendo composto por oito unidades orgânicas.

culturanorte.gov.pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.