A programação do Museu, convida o público escolar a viver experiências diversificadas nos seus 5 núcleos: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal, a Galeria Subterrânea do Loreto e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
O Museu da Água dinamiza um conjunto de atividades de cariz cultural e educativo, para todos os públicos, num conjunto de monumentos e edifícios, construídos entre os séculos XVIII e XIX, que representam um importante capítulo da história do abastecimento de água à cidade de Lisboa.
Percorrendo, pensando e experimentando, queremos que cada visita seja uma descoberta e um novo diálogo com a água nas suas vertentes patrimonial e ambiental. Os projetos educativos foram pensados para todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar à universidade, articulando os programas e metas curriculares dos vários ciclos e introduzindo ainda competências a desenvolver.
A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa. Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.