Museu da Água

A programação do Museu, convida o público escolar a viver experiências diversificadas nos seus 5 núcleos: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal, a Galeria Subterrânea do Loreto e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.

ANO DE PUBLICAÇÃO
1987
ÂMBITO
Local: Lisboa
Áreas
Uso eficiente de recursos Água
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
4 Educação de qualidade 6 Água potável e saneamento 10 Reduzir as desigualdades 12 Produção e consumo sustentáveis 13 Ação climática 14 Proteger a vida marinha 15 Proteger a vida terrestre 17 Parcerias para implementação dos objetivos
RECURSOS EDUCATIVOS
Equipamento / Infraestrutura Aqueduto das Águas Livres
A visita ao Aqueduto das Águas Livres aborda questões como: a importância da água para o crescimento da cidade, salubridade e urbanismo, arquitetura, época histórica (séc. XVIII), e sensibilização para o uso eficiente da Água.
Equipamento / Infraestrutura Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras
A visita ao Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras é complementar à visita ao Aqueduto das Águas Livres aborda questões como: a importância da água para o crescimento da cidade, salubridade e urbanismo, arquitetura, época histórica (séc. XVIII e XIX), e sensibilização para o uso eficiente da Água.
Equipamento / Infraestrutura Reservatório da Patriarcal
A visita ao Reservatório da patriarcal insere-se num contexto histórico de expansão do abastecimento de água à cidade de Lisboa no Séc. XIX. Conteúdos abordados: a importância da água para o crescimento da cidade, salubridade e urbanismo, arquitetura, época histórica (séc. XVIII e XIX), e sensibilização para o uso eficiente da Água.
Equipamento / Infraestrutura Galeria do Loreto
A visita à Galeria subterrânea do Loreto insere-se na temática geral do Aqueduto das Águas Livres aborda questões como: a importância da água para o crescimento da cidade, salubridade e urbanismo, arquitetura, época histórica (séc. XVIII e XIX), e sensibilização para o uso eficiente da Água. O percurso habitual compreende a passagem subterrânea, com cerca de 1 km, entre o Jardim das Amoreiras com início na Casa do Registo e com saída no Reservatório da Patriarcal no Jardim do Príncipe Real. Nota: Esta visita pode ter pontos de entrada e saídas diferentes previamente acordadas.
Equipamento / Infraestrutura Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
Para além da musealização dos espaços patrimoniais, que oferecem um percurso único pelos caminhos da água na cidade de Lisboa, o Museu da Água tem patente, no edifício da Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, a exposição permanente que permite, por um lado, entender a relação existente entre os vários espaços que constituem este Museu e, por outro lado, conhecer uma multiplicidade de assuntos relacionados com a Água.
Site / Página A Água que Queremos - Concurso Internacional para Jovens
A Rede Global de Museus da Água tem como objetivo explorar o património hídrico Português – natural e cultural, tangível e intangível - na perspetiva dos jovens, por forma a construir um futuro mais sustentável. Com este concurso, a Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) pretende reforçar as atividades educativas realizadas por todos os seus membros, envolvendo ativamente os jovens visitantes como contadores de histórias pró-ativos e narradores do futuro “líquido”. Como podemos inspirar um novo paradigma da água, comportamentos e atitudes de forma a serem mais respeitadores do meio ambiente e dos escassos recursos hídricos dos quais dependemos? Que pequenos gestos revolucionários e soluções viáveis podem contribuir para a reavaliação do património hídrico e para melhorar a sustentabilidade de todos os usos da água?. Este concurso visa fortalecer a excelência e a visibilidade do ensino através de atividades implementadas em museus e outras entidades e promovê-las por todo o mundo. O concurso é dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo. É limitado a duas categorias etárias: alunos de 6-12 anos (1º e 2º ciclo) e 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário).
Equipamento / Infraestrutura Exposição Itinerante - A Água e os ODS
O Museu da Água produziu várias exposições itinerantes que circulam num âmbito nacional, com o objetivo de dar a conhecer e sensibilizar ao público escolar e ao público adulto, o património histórico e ambiental. Esta exposição composta por 9 roll - ups duplos faz a apresentação da AGENDA 2030 e dos 17 ODS de uma forma transversal com o elemento Água.
Equipamento / Infraestrutura Exposição itinerante - Água para Todos
A exposição é constituída por 6 roll-ups sobre a temática geral da água com especial enfoque nos seguintes temas: Água essencial à vida, o Ciclo da água, as propriedades da água, como a Água chega às nossas casas, a Poluição e a Água e Sustentabilidade.
Equipamento / Infraestrutura Exposição Aquedutos de Portugal
Exposição em formato de fotografia sobre os Aquedutos de Portugal.
Equipamento / Infraestrutura Exposição - Os Aquedutos Históricos: Os caminhos da Água em Génova e de Lisboa
O Museu da Água disponibiliza, por empréstimo, um conjunto de exposições temáticas - alusivas à água e seu património, mas também à sua ligação a determinadas temáticas como os objectivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Estas exposições destinam-se a escolas, autarquias, associações ou instituições ligadas à Cultura e ao Ensino, e podem ser solicitadas através dos contactos do Serviço Educativo do MDA, de forma gratuita.
Video Canal de Youtube
Canal de Youtube do Museu da Água da EPAL
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

O Museu da Água dinamiza um conjunto de atividades de cariz cultural e educativo, para todos os públicos, num conjunto de monumentos e edifícios, construídos entre os séculos XVIII e XIX, que representam um importante capítulo da história do abastecimento de água à cidade de Lisboa. 

Percorrendo, pensando e experimentando, queremos que cada visita seja uma descoberta e um novo diálogo com a água nas suas vertentes patrimonial e ambiental. Os projetos educativos foram pensados para todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar à universidade, articulando os programas e metas curriculares dos vários ciclos e introduzindo ainda competências a desenvolver.

Entidades
EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. [Coordenador]

A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa. Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.

www.epal.pt/EPAL/homepage
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.