Reaberto ao público a 6 de setembro de 2020, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, articula as dimensões do português dominante até às décadas de 50 e 60 do século XX, correspondentes genericamente ao “Mundo Rural”.
Conta com um acervo de peças provenientes da coleção particular do Dr. Louzã Henriques e da coleção Municipal.
Inicialmente instalado em 1990 nas instalações da antiga Escola de Conde Ferreira e reinaugurado em 24 de junho de 2005, nas atuais instalações, o Museu Etnográfico apresentava um espólio diversificado que se repartia por duas salas de exposição permanente.
Atualmente o Museu foi objeto de um projeto de remusealização assente nas acessibilidades e inclusão, sublinhando a compreensão, conhecimento, conservação e comunicação do acervo patrimonial. Para esse efeito, recorreu às valências da multimédia, sistemas de realidade aumentada e virtual, audioguias em vários idiomas e áudio-descrição, vídeos e imagens, como novas ferramentas de comunicação com todos os públicos.
O projeto tem como princípio orientador o conceito Terra, articulado em dois eixos, Transformar e Significar, assim diferenciando os artefactos etnográficos entre aqueles que se reportam à apropriação e transformação da paisagem (1º piso) e os que integram e significam a circularidade sazonal das tarefas de uma agricultura de subsistência (3º piso).
Conta ainda com uma galeria de exposições temporárias no 2.º piso, atualmente dedicada à exposição Agricultura Lusitana, da responsabilidade das Aldeias do Xisto.
Morada: Rua João Luso 3200-201 Lousã
Telefone / Telemóvel: 239 990 040
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: 9h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30; Domingo: 10h às 13h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal da Lousã é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.