O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina é um espaço criado com o objetivo de dar a conhecer as dunas do Guincho e Cresmina que fazem parte do sistema dunar Guincho-Oitavos, localizado no Parque Natural Sintra-Cascais.
O Núcleo serve como ponto de partida para momentos de descoberta, uma vez que o espaço convida os visitantes a explorarem, através de um percurso de passadiços, as dunas e as suas especificidades.
Neste passeio é possível observar as plantas nativas tais como o estorno, o narciso das areias, a raiz-divina, a sabina-das-praias, entre outras. Associada a esta flora vive em perfeita harmonia uma diversificada fauna desde insetos, répteis a aves. Um exemplo particular é a lagartixa da areia cuja sobrevivência depende do equilíbrio destes sistemas dunares. Todo o percurso é acompanhado por painéis informativos, onde os visitantes identificam as várias espécies animais e vegetais.
Cascais recebeu recentemente o primeiro prémio de turismo sustentável “Vistas International”, como reconhecimento pelo trabalho na recuperação ambiental dunar.
O espaço dispõe de uma exposição fixa sobre o sistema dunar e serve como ponto de partida para momentos de descoberta, levando os visitantes a explorarem e sentirem, através de um percurso de passadiços, as dunas do Guincho e as suas especificidades.
Morada: Rua da Areia 2750-053 cascais
Telefone / Telemóvel: 215 811 750
Horário de funcionamento: 9h - 17h
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Cascais é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
O PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos criado através da Decisão de Execução da Comissão Europeia em 16 de dezembro de 2014, surgiu como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 (um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover em Portugal, entre 2014 e 2020).