O cano é que paga

Projeto que visa a sensibilização e informação sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.

ANO DE PUBLICAÇÃO
2013
ÂMBITO
Local: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Estarreja, Santa Maria da Feira, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Vagos, Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Penacova, Penela, Soure, Vila Nova de Poiares, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Ourém
Áreas
Uso eficiente de recursos Água
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
3 Saúde de qualidade 6 Água potável e saneamento 13 Ação climática 14 Proteger a vida marinha
RECURSOS EDUCATIVOS
Site / Página Página do projeto
Página do projeto "O cano é que paga" no website da Águas do Centro Litoral
Video Visita virtual à ETAR
Conheça o processo de tratamento de uma ETAR, através de uma visita virtual
Equipamento / Infraestrutura Visita presencial à ETAR
Visitas agendadas mediante marcação prévia.
Equipamento / Infraestrutura Brindes didáticos
Brindes alusivos ao projeto e à problemática (autocolantes WC; porta-chaves)
Site / Página Scratch on road
Este Projeto, que resulta de uma parceria entre o CASPAE e o ISEC, pretende levar a atividade de iniciação à programação às escolas. No Centro Litoral, os projetos de programação a serem desenvolvidos encontram-se centrados na campanha de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga”, alertando e sensibilizando a população para os prejuízos e quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários.
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

Projeto com componente de sensibilização ambiental, onde são disponibilizados materiais de comunicação e ações de sensibilização em contexto de sala de aulas, com destaque para os jogos pedagógico-ambientais: puzzle “gigante” alegórico ao Ciclo Urbano da Água, jogo da memória referente às boas práticas ambientais alusivas ao consumo racional da água e a experiência sensorial alusiva à preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
"Lisa vai à praia" é uma ação complementar a este projeto, onde a mascote da AdCL faz a sensilização nas praias da área de intervenção.
A AdCL disponibiliza também visitas presenciais, nas suas infraestruturas, para que se possa conhecer as etapas envolvidas nos processos de produção, tratamento e valorização da água.

Entidades
AdCL - Águas do Centro Litoral [Coordenador]

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal abrange a captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público e a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, e a receção de efluentes provenientes de limpeza de fossas séticas, que cumpram o disposto no regulamento de exploração e serviço relativo à atividade de saneamento de águas residuais em vigor no sistema, os respetivos tratamento e rejeição, a qual deve ser realizada de forma regular, contínua e eficiente.

www.aguasdocentrolitoral.pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.