Projeto de sensibilização ambiental que tem por objetivo apoiar práticas pedagógicas criativas e participativas, promovendo a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Projeto de sensibilização ambiental que tem por objetivo apoiar práticas pedagógicas criativas e participativas, promovendo a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Integra diversos suportes e materiais:
- Brochura para potenciar a educação e literacia ambiental [www.portaldaagua.pt];
- Cartazes com o ciclo natural e urbano da água e boas práticas para um uso consciente deste recurso [www.portaldaagua.pt];
- Vídeos animados que explicam os ciclos da água, como chega a água à torneira, o que não deitar no cano, água virtual, entre outros. [canal de Youtube];
- AQUAQUIZ [www.aquaquiz.pt] - um jogo pedagógico, em formato tabuleiro virtual, que promove a educação e a sensibilização para o valor da água, maioritariamente, destinado a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico com perguntas alinhadas com o conteúdo programático dos diferentes anos de ensino;
- Ações de educação ambiental que podem ser solicitadas às empresas do Grupo AdP e que podem funcionar em diferentes formatos - online e presencial. Estas ações são adaptadas para se dirigirem ao público em questão e são desenvolvidas diversas atividades - experiências, jogos de chão, apresentações.
A principal atividade do Grupo AdP - Águas de Portugal é a gestão integrada do ciclo urbano da água, compreendendo todas as suas fases, desde a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público, à recolha, transporte, tratamento e rejeição de águas residuais urbanas e industriais, incluindo a sua reciclagem e reutilização.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.
A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, sob tutela do Ministério do Ambiente, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, e resulta da fusão de nove organismos, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 56/2012, de 12 de março.
Tem por missão propor, desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em colaboração com entidades públicas e privadas que concorram para o mesmo fim, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente e a prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e de abordagens integradas das políticas públicas é a sua visão.