O Passaporte Natura 2000 apresenta uma nova forma de conhecer a maior rede de áreas protegidas do mundo: a Rede Natura 2000.
O projeto Passaporte Natura 2000 (PN2000) é uma forma tecnologicamente evoluída de captar a atenção sobre o capital humano e o capital natural da Rede Natura 2000 (RN2000) em Portugal, para um público-alvo de todas as faixas etárias, procurando que os seus utilizadores possam viajar, descobrir e atravessar as fronteiras da Rede Natura 2000.
O PN2000 é uma aplicação (App) para dispositivos móveis, que funciona como um Passaporte para a Rede Natura 2000, levando os utilizadores a descobrir o território através de uma experiência simultaneamente tecnológica e sensorial. Esta é uma forma direta e privilegiada de transmitir noções de sustentabilidade e de apelar à ação individual e coletiva no que respeita à conservação da biodiversidade em Portugal.
O Passaporte Natura 2000 têm páginas específicas dedicadas à colocação de carimbos que comprovam a presença em determinado local da RN2000 visitada. Os carimbos são obtidos através da leitura de QR Codes distribuídos pelo território, em espaços naturais, em lugares importantes do ponto de vista do património ou diretamente nas comunidades locais, incentivando, por exemplo, a contactar artesãos locais.
Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.