Conjunto de experiências que demonstra a importância da água para a vida, os diferentes meios ambientes nos quais está presente, as suas diversas formas de utilização e os seus comportamentos em diferentes situações, conectando as questões científicas e tecnológicas aos interesses do cidadão comum.
Com módulos de experiências inteiramente renovados em 2019, o novo Pavilhão da Água desperta a curiosidade através de brincadeiras envolventes e tácteis.
O mergulho no conhecimento torna-se ainda mais real na Sala Imersiva, onde os visitantes são levados numa viagem de sentidos que atravessa montanhas, planícies e oceanos!
Todo o percurso da exposição do Pavilhão da Água tem um rio como fio condutor, apresentando a importância da água, as suas propriedades e características e recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar.
A visita é dividida em três áreas distintas:
- Nascente, onde se explora toda a origem de um rio e se apresentam experiências com água fresca e cristalina, os caminhos acidentados por onde percorre o rio jovem, a água a brotar de entre as rochas e a escorrer pela montanha, formando assim um pequeno riacho que irá aos poucos ganhando mais força ou pressão.
- Leito, onde um rio mais maduro começa a ganhar cada vez mais força motriz. O seu percurso deixa de estar no curso alto passando para o curso médio. Estamos numa fase de transição. Aqui podemos verificar a importância das linhas de água, a força da água para produção de energia elétrica, fenómenos naturais e aprender mais sobre os gastos que fazemos de água no nosso dia a dia.
- Foz onde o rio irá encontrar o mar.
Morada: Parque da Cidade do Porto, Estrada da Circunvalação nº 15443, 4100-183 Porto
Telefone / Telemóvel: 225 190 888 / 934 440 072
Horário de funcionamento: Terça a domingo 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Águas e Energia do Porto é uma entidade empresarial local de âmbito municipal dotada de autonomia estatutária, administrativa e financeira, constituída em outubro de 2006, cujo capital social é detido, na sua totalidade, pela Câmara Municipal do Porto.
O seu objeto social corresponde à gestão integrada e sustentável de todo o ciclo urbano da água no Município do Porto.