Este projeto pretendeu iniciar, no Algarve, a constituição de uma Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas (REASE).
O projeto tem como objetivo promover açes de educação dirigidas aos vários agentes do setor dos RCD para incentivar uma organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da economia circular.
Este aposta assim na sensibilização para a prevenção da produção dos RCD e para a sua valorização, promovendo a sua incorporação na indústria e na construção e permitindo a diminuição da pegada de carbono dos setores, a redução da extração de recursos naturais e o desvio de resíduos de aterro.
Destacam-se as ações desenvolvidas até à data:
- Estudo de Caracterização do Setor dos RCD
- Criação de um website;
- Desenvolvimento de ações de disseminação com a produção de conteúdos, como um vídeo de divulgação, brochuras, entre outros;
- 1º Seminário Construção Circular realizado a 27 de novembro na FEUP com 40 participantes;
- Visita técnica às obras nas instalações do Batalhão dos Sapadores Bombeiros do Porto, com o apoio da CM do Porto;
- Preparação de um curso online.
A ALMARGEM é uma Associação sem fins lucrativos, e tem por objectivo defender e promover o património natural, histórico e cultural do Algarve.A Almargem é a associação de defesa do ambiente há mais tempo em actividade no Algarve.
A Universidade do Algarve, tal como existe neste momento, resultou da união das duas instituições previamente existentes: a Universidade do Algarve, criada pela Lei n.º 11/79 de 28 de Março e o Instituto Politécnico de Faro, criado pelo decreto-lei n.º 513-T/79, de 26 de Dezembro. A Universidade do Algarve é uma instituição diferente das outras Universidades, dado coexistirem no seu seio Unidades Orgânicas de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico.
O Centro Ciência Via do Algarve é um pequeno centro para a promoção da cultura científica e tecnológica; fomento a cidadania científica para todas as pessoas sem qualquer discriminação de origem, idade, género, religião ou cor de pele. Além de receber visitantes no seu espaço expositivo, apoia as escolas dos ensinos básico e secundário na melhoria do ensino experimental das ciências e da educação para a ciência e tecnologia, promovendo a interação entre as escolas, as instituições de ensino superior e a comunidade científica. Apoia a formação pessoal especializada em comunicação de ciência incentivando para a inovação e a experimentação através de ações de educação científica em contextos não formais. Integra e colabora em projetos nacionais e internacionais, numa perspetiva de partilha de experiência e conhecimentos, envolvendo os seus públicos no debate sobre os desafios globais; O Centro Ciência Viva do Algarve contribui assim para criar condições de acesso ao conhecimento científico para toda a população numa perspectiva de progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos.
O Centro Ciência Viva de Tavira é uma Associação sem fins lucrativos (tendo como sócios a Câmara Municipal de Tavira, a Universidade do Algarve e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica). Integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
É um agrupamento alicerçado nos valores e na busca incessante da excelência e, reconhece por isso, a necessidade de valorizar, distinguir e premiar, a diversos níveis, os seus melhores alunos, incentivando, assim, o privilégio e prazer de estudar e o consequente desempenho escolar. Atualmente é constituído por cinco escolas: Escola Secundáriz João de Deus, Escola EB 2,3 Santo António, Escola Básica Ria Formosa, Escola EB1/JI de Areal Gordo e Escola EB 1 da Ferradeira
O Centro de Formação Ria Formosa é uma entidade pública, a funcionar integrada na Escola Secundária João de Deus, cuja tutela pertence ao Ministério da Educação, tendo origem na associação das escolas dos Concelhos de Faro e Olhão e tem como objetivo principal , a partir da identificação das necessidade de formação das escolas associadas, coordenar, elaborar e implementar planos anuais e/ou plurianuais de formação docente e não docente.
O CFAE do Levante Algarvio é um Centro de Formação de Associação de Escolas de ensino pré-escolar, básico e secundário dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.
O Centro de Formação da Associação de Escolas do Litoral à Serra tem como objetivos principais, a partir da identificação das necessidade de formação das escolas associadas, coordenar, elaborar e implementar planos anuais e plurianuais de formação docente e não docente. É ainda responsável pela gestão da Bolsa de Avaliadores Externos (BAE) composta pelos docentes de carreira de todos os grupos de recrutamento dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas associadas que reúnam os requisitos necessários para o efeito.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.