Projeto que reconhece a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular e pela mobilidade sustentável, recolha e aproveitamento de resíduos como, por exemplo, os óleos alimentares usados, que podem ser transformados em biocombustíveis avançados.
Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre a ABAE | Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.
O desafio consiste na realização de um projeto em torno da temática dos óleos alimentares usados, sendo a apresentação do trabalho de cada escola levado a concurso em que serão premiados os produtos desenvolvidos que se destaquem.
Objetivos:
- (In)formar acerca dos biocombustíveis sustentáveis: produção de biodiesel a partir de resíduos (que tipos, para que serve, vantagens, desvantagens);
- Informar sobre produção de energia através de várias tipologias de resíduos;
- Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam o planeta;
- Desenvolver competências nas áreas de investigação, criatividade e comunicação;
- Integrar propostas e metodologias previstas no currículo;
- Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
Quem pode participar
Podem participar todas as escolas da rede Eco-Escolas.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A PRIO é a maior produtora de biocombustíveis em Portugal e a terceira maior produtora europeia de biodiesel a partir de matérias-primas residuais.