O projeto consiste na sensibilização de jovens em idade escolar, dos 12 aos 15 anos, a frequentar os 7.º, 8.º e 9.º anos, para os temas da produção e consumo sustentáveis.
O projeto foi concretizado através da realização de workshops com professores, do desenvolvimento e distribuição de materiais didáticos (banda desenhada e materiais de apoio à dinamização das aulas pelos professores), para utilização no contexto das disciplinas de geografia e ciências naturais, os quais foram disseminados e distribuídos em cerca de 150 escolas, com vista a atingir aproximadamente 40 500 alunos em todo o território nacional, no primeiro ano de aplicação.
No contexto da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, o projeto pretende contribuir para:
- Capacitar os jovens para a tomada de decisão enquanto consumidores, relativamente a questões com impacte no clima e ao nível da energia e da mobilidade;
- Fomentar a economia circular, agindo no poder de escolha dos jovens enquanto consumidores;
- Aumentar o conhecimento dos jovens sobre a relação entre a valorização do território, as alterações climáticas e o consumo sustentável.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.
O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 140 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.