O projeto Solo a Solo pretende promover a compostagem em Portugal junto da população, das escolas e com os municípios.
A compostagem é um dos melhores caminhos para a redução e aproveitamento dos resíduos, para a redução das emissões e para atingirmos a sustentabilidade.
Cerca de 40% dos resíduos produzidos em Portugal podem ser compostados! O processo de compostagem é muito simples e ocorre por ação de microrganismos que transformam os biorresíduos (os resíduos da cozinha, da horta e do jardim) num produto final, designado por composto, tratando-se de uma substância de alta qualidade rica em minerais e matéria orgânica.
São objetivos do projeto e mais concretamente do Forum Compostagem:
- promover a troca de informação de qualidade (sem contaminação com dogmas ou “achismos”);
- partilha de experiência entre os municípios e restantes elementos técnicos que constituem o grupo de discussão;
- fundamentar, com justa causa, informação e procedimentos que possam sensibilizar a Agência Portuguesa do Ambiente a alterar e/ou criar regras/normativos para a compostagem de baixo custo.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) criada no final de 2015, com a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.
A intervenção da ZERO assenta em ideias sólidas e num diálogo permanente com os diferentes atores-chave para alcançar metas como:
ZERO combustíveis fósseis
ZERO poluição
ZERO desperdício de recursos
ZERO destruição de ecossistemas e da biodiversidade
ZERO desigualdade social e económica
O Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) tem como objetivo geral contribuir para a adequada compreensão dos processos e dinâmicas da globalização, focando-se nas relações complexas entre contextos locais, nacionais e internacionais, com o propósito de investigar para uma globalização de rosto mais humano e de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, em termos culturais, sociais, económicos e ambientais.
O CERNAS – Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, é uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O nosso objectivo é produzir investigação nos domínios da Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar e Ambiente e Sociedade promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável de base regional como parte de uma intervenção global.
Desde 2005, combina elevada especialização analítica e operacional, no âmbito da gestão de resíduos e limpeza urbana.