O projeto LIFE “Unify: Bringing the EU together on Climate Action” (Unificar: Unir a União Europeia na Ação Climática), pretende acompanhar a execução dos Planos Nacionais de Energia e Clima de vários países da União Europeia.
O projeto Unify, decorreu entre setembro de 2019 e agosto de 2022, teve por objetivo mostrar o potencial de aumentar a ambição climática em três processos políticos fundamentais:
- Programação do uso do financiamento da União Europeia (UE) a nível nacional, para um maior apoio à Ação Climática;
- Acompanhar a execução dos Planos Nacionais de Energia e Clima (PNECs), aumentando a sua ambição se necessário;
- Manter a coerência entre as Estratégias Nacionais de Longo Prazo e os PNEC, tendo sempre presente que uma atuação forte desde já nesta primeira fase (2020-2030) é fundamental para uma atuação climática eficaz, e que seja também geradora de empregos e de uma sociedade mais sustentável.
Este projeto, financiado pelo programa LIFE e coordenado pela Climate Action Network (CAN) Europe, visou avaliar os progressos realizados em dez Estados-Membros-alvo: República Checa, Croácia, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Polónia, Portugal, Eslovénia e Espanha, e, com base nessas avaliações, replicar esse exercício na maioria dos restantes dezassete Estados-Membros da União Europeia.
Climate Action Network Europe é a principal coligação europeia de ONG que luta contra as perigosas alterações climáticas. Com mais de 185 organizações membros activas em 38 países europeus, representando mais de 1.700 ONGs e mais de 40 milhões de cidadãos, a CAN Europe promove políticas de clima, energia e desenvolvimento sustentáveis em toda a Europa.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) criada no final de 2015, com a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.
A intervenção da ZERO assenta em ideias sólidas e num diálogo permanente com os diferentes atores-chave para alcançar metas como:
ZERO combustíveis fósseis
ZERO poluição
ZERO desperdício de recursos
ZERO destruição de ecossistemas e da biodiversidade
ZERO desigualdade social e económica
A Réseau Action Climat é um membro de longa data da CAN Europe e também a sua homóloga francesa, que coordena as ONG francesas que trabalham em questões relacionadas com as alterações climáticas, como a energia, os transportes, a agricultura, etc. É ativa na política nacional francesa, bem como a nível da UE e internacional.
O Centro de Transportes e Energia é uma organização que se concentra nos impactos ambientais dos transportes e da produção de energia, especialmente os impactos sobre o clima da Terra. Com o objetivo de construir e reforçar uma ampla plataforma de grupos e indivíduos interessados em trabalhar em prol do transporte sustentável e do futuro energético.
O Danish 92 Group é uma coligação de 24 ONG dinamarquesas que trabalham em questões relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento. O grupo foi criado em 1991 com o objetivo de coordenar a preparação das ONG dinamarquesas para a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (CNUAD) no Rio de Janeiro, em 1992. As atividades incluem ações conjuntas de defesa, lobbying e atividades de informação coordenadas em diferentes grupos de trabalho temáticos.
A Fundação Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (ISD) é uma organização não governamental do tipo think-tank, fundada em 1990 por iniciativa de alguns membros do Clube Ecológico Polaco. O ISD trabalha para a promoção e implementação dos princípios e soluções que contribuem para o desenvolvimento sustentável da Polónia.
A DOOR é uma organização da sociedade civil de peritos dedicados à promoção do desenvolvimento energético sustentável, fundada em 2003. Implementou com sucesso mais de 100 projetos com objetivos que vão desde a mitigação das alterações climáticas, incentivando a participação dos cidadãos na elaboração de políticas de energia sustentável, melhorando a educação sobre fontes de energia renováveis e atenuando a pobreza energética.
A Focus Association for Sustainable Development é uma associação de indivíduos independente, não governamental e sem fins lucrativos. A visão da associação é uma sociedade que vive uma vida equilibrada dentro dos limites ambientais e sociais e que, por isso, não põe em causa a existência de vida na Terra. As áreas de trabalho centram-se nos seguintes domínios: alterações climáticas, energia, mobilidade sustentável, responsabilidade global, consumo ético e decrescimento.
A SEO/BirdLife tem trabalhado na conservação das aves e dos seus habitats, desde a sua fundação em 1954, realizando estudos científicos, divulgando conhecimentos, realizando atividades relacionadas com a cooperação internacional e desenvolvendo programas ambientais com voluntários. Acompanha também ativamente os processos de elaboração de políticas climáticas internacionais e europeias e defende políticas climáticas mais ambiciosas e decisivas.
A Germanwatch é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Sob o lema "Observar, Analisar, Agir", a Germanwatch promove a equidade Norte-Sul e a preservação dos meios de subsistência. Na Alemanha, na Europa e a nível global, a Germanwatch observa os actores relevantes, utiliza análises baseadas na ciência, informa, educa e defende políticas que visam relações comerciais justas, mercados financeiros responsáveis, o cumprimento dos direitos humanos e a prevenção de alterações climáticas.
A Estonian Fund for Nature (ELF) é uma organização não governamental dedicada à conservação da natureza. A sua missão é preservar as espécies ameaçadas e os seus habitats, as paisagens naturais e as associações naturais típicas da Estónia. Promove a utilização sustentável dos recursos naturais, sensibiliza a sociedade para as questões ambientais e procura soluções para preservar um ambiente limpo para as gerações futuras, incluindo o trabalho ativo na melhoria das políticas relativas às alterações climáticas.