Um projeto de sensibilização para a importância de poupar água, com o lema "Consumir para viver e não viver para consumir".
Os desperdícios de água são um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos associados com os excessivos consumos domésticos. Assim, é importante procurar formas de regular e melhorar o sistema de gestão integrado da água e dos recursos hídricos em geral do concelho. Efetivamente de pouco valerá, em termos de gestão sustentável dos recursos hídricos, uma rede eficiente de distribuição de água se os consumidores optarem por práticas consumistas e despesistas.
Neste âmbito foram pensadas algumas ações de sensibilização ambiental, tais como:
- realização e divulgação de um filme cujo tema é “Porque importa poupar água”,
- realização de um seminário e elaboração de placas espalhadas no concelho com frases de sensibilização.
Desta forma pretende-se melhorar os níveis de consumo de água de uso doméstico, ou seja, estimando-se que a médio prazo haverá uma diminuição dos gastos (m3) de água potável, seja em termos médios anuais seja em termos absolutos mensais.
Acreditamos que o objetivo desta manifestação de poupança possa acontecer de forma mais relevante no período do verão.
A Câmara Municipal do Sabugal é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.